Dores nas costas podem indicar problemas ergonômicos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) problemas na coluna vertebral estão entre as dores mais comuns entre homens e mulheres nas diferentes fases da vida.

A má postura, o sedentarismo e as posições incorretas no ambiente de trabalho estão listados entre os principais motivos para a ocorrência das dores nas costas. Aqui, então, fica um alerta: a ergonomia do trabalho atua diretamente com esse último motivo citado anteriormente e traz diversos benefícios tanto para a saúde do trabalhador quanto para a empresa.

Entre as dicas dos ortopedistas (médicos que cuidam da coluna) para profissionais que atuam em áreas administrativas ou similares estão:

  • utilizar cadeiras que não reclinem para trás, com apoio para os braços;
  • sentar usando todo encosto e os pés totalmente encostados no chão;
  • a tela do computador deve ficar na altura dos olhos para a coluna cervical (pescoço) ficar em posição confortável.

Além disso, as más posturas no ambiente de trabalho podem causar :

  • Dores no pescoço, mãos, braços e antebraços
  • Sensação de cansaço
  • Desconforto
  • Outros problemas de saúde (LER / DORT)

O melhor remédio é sempre a prevenção.

Veja abaixo algumas orientações para a posição correta dos funcionários em ambientes administrativos.

Dicas de postura: ergonomia no trabalho

De quem é a responsabilidade?

A responsabilidade para neutralizar os riscos ergonômicos no ambiente de trabalho é solidária. Isso significa que a empresa deve fornecer as ferramentas necessárias para proteger seus colaboradores, mas os funcionários por sua vez têm a responsabilidade de utilizar e executar todas as medidas que visam neutralizar os riscos de lesões no ambiente de trabalho.

Conte com a ISO Saúde Ocupacional para verificar a segurança no seu ambiente de trabalho . Faça um orçamento conosco e surpreenda-se!

× Como posso te ajudar?