Dores nas costas podem indicar problemas ergonômicos

Quem nunca sentiu dores nas costas pelo menos um vez, que atire a primeira bolsa de água quente. Um dos tipos de dores nas costas, também conhecida como lombalgia, ocorre na parte inferior da coluna vertebral e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) está entre as dores mais comuns entre homens e mulheres nas diferentes fases da vida.

A má postura, o sedentarismo e as posições incorretas no ambiente de trabalho estão listados entre os principais motivos para a ocorrência das dores nas costas. Aqui, então, fica um alerta: a ergonomia do trabalho atua diretamente com esse último motivo citado anteriormente e traz diversos benefícios tanto para a saúde do trabalhador quanto para a empresa.

Entre as dicas dos ortopedistas (médicos que cuidam da coluna) para profissionais que atuam em áreas administrativas ou similares estão:

– utilizar cadeiras que não reclinem para trás, com apoio para os braços;

– sentar usando todo encosto e os pés totalmente encostados no chão;

–  a tela do computador deve ficar na altura dos olhos para a coluna cervical (pescoço) ficar em posição confortável.

Além disso, as más posturas no ambiente de trabalho podem causar :

– Dores no pescoço, mãos, braços e antebraços

– Sensação de cansaço

– Desconforto

– Outros problemas de saúde (LER / DORT)

O melhor remédio é sempre a prevenção.

Veja abaixo algumas orientações para a posição correta dos funcionários em ambientes administrativos.

dores nas costas
Dicas de postura: ergonomia no trabalho

De quem é a responsabilidade?

A responsabilidade para neutralizar os riscos ergonômicos no ambiente de trabalho é solidária. Isso significa que a empresa deve fornecer as ferramentas necessárias para proteger seus colaboradores, mas os funcionários por sua vez têm a responsabilidade de utilizar e executar todas as medidas que visam neutralizar os riscos de lesões no ambiente de trabalho.

Conte com a ISO Saúde Ocupacional para verificar a segurança no seu ambiente de trabalho . Faça um orçamento conosco e surpreenda-se!